A Metaplanet Inc, empresa listada na bolsa de Tóquio, anunciou nesta segunda-feira (8) que vai adotar o Bitcoin como “o principal ativo” de seu caixa. De início, a empresa comprará 1 bilhão de iene (R$ 33 milhões) em bitcoin.
Logo após o anúncio, as ações da empresa subiram 89%, quase dobrando de valor em um único dia. Embora seja uma empresa pequena, a Metaplanet já está sendo comparada à MicroStrategy, americana que detém 1% de toda oferta do Bitcoin.
Segundo os maiores entusiastas do setor, essa transição de balanço para um ativo escasso como o Bitcoin deve continuar atraindo empresas, especialmente aquelas que não estão tão bem-posicionadas no mercado.
Empresa pública japonesa adota “estratégia Bitcoin” e ações disparam
Segundo o site da própria Metaplanet, a empresa é focada em diversas áreas, incluindo investimentos, setor imobiliário, consultoria sobre imposto de renda e web 3. Fundada em 1999, suas ações são negociadas na bolsa de Tóquio desde 2004.
O anúncio da compra de bitcoins pela Metaplanet foi anunciado nas redes sociais nesta segunda-feira (8). O anúncio também pode ser encontrado em documento oficial emitido pela empresa.
“Hoje estamos animados em anunciar uma mudança inovadora em nossa estratégia financeira, ao adotarmos o Bitcoin como o ativo principal do tesouro da Empresa daqui para frente, ao comprarmos um valor inicial de 1 bilhão de JPY (R$ 33 milhões).”
“Esse pivô estratégico não se trata apenas de adotar ativos digitais, mas também de liderar um futuro onde a finança encontra a inovação em seu núcleo”, continua o tuíte, também agradecendo parceiros e investidores. “Nossa transição para o Bitcoin é um marco significativo em nossa missão de liderar na era das finanças digitais e posiciona a Metaplanet como uma pioneira na adoção de ativos digitais no Japão.”
Today, we're thrilled to announce a groundbreaking shift in our financial strategy, as we embrace Bitcoin as the core treasury asset of the Company going forward by committing an initial JPY 1 billion. This strategic pivot is not just about embracing digital assets but also about… pic.twitter.com/OASxj9IBPG
— Metaplanet Inc. (@Metaplanet_JP) April 8, 2024
No preço atual, a primeira compra da empresa conseguirá abocanhar cerca de 93 bitcoins. Embora seja um valor pequeno quando comparado a aportes de gigantes como MicroStrategy e Tesla, já foi o suficiente para animar investidores.
Isso porque, as ações da Metaplanet abriram em forte alta nesta terça-feira (9), chegando a apresentar uma valorização de 115% enquanto saiam dos 19 para os 41 ienes. No momento desta redação, os papeis da empresa estão sendo negociados a 36 ienes, deixando os ganhos diários em 89%.
Outro destaque fica para o volume das negociações. Segundo dados do TradingView, as ações da Metaplanet bateram recorde de volume nesta terça-feira (9), atingindo seu maior nível dos últimos 20 anos.
Por outro lado, o preço das ações ainda precisam subir muito mais para atingir seu topo histórico de 2006. A boa notícia é que as ações da americana MicroStrategy também não pareciam tão boas antes de adotarem o Bitcoin, mas estão surpreendendo o mercado desde 2020.
Por fim, os maiores entusiastas do Bitcoin acreditam que cada vez mais empresas adotarão essa estratégia, especialmente aquelas que não estão tão bem quanto estavam em seus auges. Como consequência, isso faria o Bitcoin continuar subindo, beneficiando as primeiras a comporem seu caixa com BTC.
Fonte: Empresa japonesa imita MicroStrategy e compra Bitcoin, ações disparam
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.