18 dezembro 2018

Criador da primeira moeda eletrônica lança criptomoeda

David Chaum (Foto: Marc Smith/Flickr)

O criador do eCash e entusiasta do movimento cypherpunk David Chaum lançou nessa quinta-feira (20) a criptomoeda Elixxir. Desenvolvida por meio de uma startup de mesmo nome, a moeda digital busca resolver problemas frequentes de outros criptoativos, como velocidade, escalabilidade e privacidade.

Chaum desenvolve sistemas de criptografia e pagamento eletrônico há mais de 30 anos. Com a Elixxir, ele acredita ter “reinventado” o conceito de criptomoeda em dois aspectos que considera disruptivos, como reporta o CoinDesk.

A primeira é a forma como são formuladas as assinaturas digitais, importantes para garantir que um portador realmente possui uma quantia de criptomoeda. Para Chaum, a maneira como assinaturas digitais de criptomoedas são computadas causa grandes confusões devido a seu alto custo computacional.

Chaum diz que seu sistema permite que as chaves públicas das transações sejam operadas “antecipadamente”, o que ele garante tornar as negociações baseadas em Elixxir até mil vezes mais rápidas do que quaisquer outras criptomoedas.

Não há como conseguir velocidade e escalabilidade se, para cada transação, um servidor precisar fazer uma operação de chave pública, como criar uma assinatura ou checar uma assinatura.

Outro aspecto que diferencia o Elixxir é a capacidade de se manter funcional, mesmo com computadores quânticos. A maioria das criptomoedas se tornariam vulneráveis conforme tecnologias de computação quântica são desenvolvidas.

Os usuários de Elixxir teriam grande capacidade de se manterem anônimos.

Chaum acredita que sua criptomoeda irá assegurar a “verdadeira privacidade” graças ao mecanismo “multi-party computations”, criado pelo próprio entusiasta, permitindo que, num sistema com vários desenvolvedores sem identificação, apenas um precisa operar honestamente para que a rede funcione e as informações sejam mantidas privadas.

Entretanto, as promessas da Elixxir têm sido questionada por alguns usuários de criptomoedas. O blogueiro de codinome WhalePanda acessou o site da plataforma da startup antes do lançamento e identificou um formulário de reconhecimento de clientes, o que anularia as vantagens sobre privacidade da token.

Apesar das críticas, Chaum acredita que seu histórico com desenvolvimento de sistemas de criptografias permite que ele lance uma criptomoeda capaz de resolver problemas que considera impeditivos para a popularização das moedas digitais.

David Chaum criou o eCash, um meio de troca eletrônico para ser usado em estabelecimentos. O criptógrafo lançou o projeto em 1983, sendo implementado com as devidas patentes em 1990, através de uma empresa chamada DigiCash. Este projeto inclusive chegou a ser implementado no US Bank, Credit Suisse e no Deutsche Bank, mantendo grande parte da filosofia que atualmente as criptomoedas pregam, como o anonimato.

A DigiCash faliu em em 1998, graças ao crescimento do uso do cartão de crédito no e-commerce. Uma questão importante que merece ser mencionada sobre Chaum é que ele também desenvolveu um método de votação em 1981, que hoje se assemelha muito a proposta de democracia de criptomoedas como o Decred. Hoje ele é considerado o pai do anonimato na internet.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Post Original

Sobre o Autor

Posts relacionados

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *