18 dezembro 2018

Carteira do ethereum bloqueia app por considerá-lo pirâmide

(Foto: Shutterstock)

A popular carteira de Ethereum baseada numa extensão de browser, a MetaMask, bloqueou recentemente o mais popular app descentralizado na rede da criptomoeda, a 333ETH, por motivos de segurança.

O bloqueio, primeiro noticiado pela The Next Web, veio por se acreditar na comunidade que o aplicativo descentralizado é um esquema Ponzi que mais tarde ou mais cedo irá colapsar, tal como o BitConnect.

Quando um usuário da MetaMask tenta entrar no site do 333ETH, recebe um aviso que o informa que o site pode comprometer-lhes a segurança. O alerta diz:

A MetaMask acredita que esse domínio pode comprometer sua segurança e impediu que você interaja com ele. Isso ocorre porque o site testou positivo no Detector de Phishing do Ethereum. Isso inclui sites maliciosos e sites legítimos que foram comprometidos por um ator malicioso

Pelo site da 333ETH, o aplicativo descentralizado promete aos investidores um retorno diário de 3,33% sobre os seus investimentos, depois de retirar uma pequena porção para financiar o suporte técnico e taxas de transação.

Este promete pagamentos vitalícios “garantidos pela blockchain do Ethereum,” bem como segurança dada pela forma como o contrato inteligente foi feito. De acordo com os criadores do app, ninguém pode alterar o seu modo de funcionamento, o que supostamente previne que estes fujam com o dinheiro investido.

De acordo com o site StateoftheDApp, o 333ETH é o aplicativo descentralizado mais popular da rede do ETH, tendo tido cerca de 1,700 usuários nas últimas 24 horas, o que a coloca acima de corretoras descentralizadas como a IDEX e a ForkDelta. Nos últimos 30 dias, processou mais de 13,550 ETH (US$ 12 milhões) em transações.

Num tweet, a MetaMask confirmou que bloqueou o app, mas por esta roubar credenciais aos seus usuários. Acrescentou, no entanto, que fará com que o bloqueio seja opcional, por não querer impor que sites podem ou não ser visitados.

Num outro tweet, afirmou que não pretende promover a censura mas apenas proteger os seus usuários. No GitHub, muitos pediram para que o aplicativo fosse desbloqueada por estar a pagar como deve ser.

Isto, como salientado por alguns analistas, é natural em esquemas Ponzi. Os primeiros usuários recebem pagamentos graças aos investimentos de quem vai entrando no esquema, também como forma de atrair mais pessoas. Quando os investimentos deixam de dar para pagar, o esquema colapsa.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Post Original

Sobre o Autor

Posts relacionados

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *