Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Mercado Bitcoin lista duas novas stablecoins da startup Aryze 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
SEC abre consulta pública para analisar propostas de ETFs de Ethereum 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Milei é criticado por propor regulação cripto: “Sofrerá as consequências de não entender o Bitcoin” 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
São Paulo recebe Solana Build Station no Ibrawork 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Choque de oferta do Bitcoin esta próximo, diz Anthony Pompliano 🔗livecoins.com.br
Robert Kiyosaki planeja adquirir mais Bitcoins caso sua previsão se concretize. Descubra mais detalhes 🔗webitcoin.com.br
Vitalik Buterin se torna defensor do “comunismo degenerado”; entenda 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Analistas apostam que Raboo (RABT) superará PEPE e WIF na esperada corrida de alta de 2024 🔗webitcoin.com.br
SEC faz movimento sobre ETFs de Ethereum, mas especialistas continuam céticos 🔗livecoins.com.br
STF autoriza extradição de belga preso no Brasil por operar pirâmide com criptomoedas 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Ethena (ENA): Conheça a criptomoeda que acaba de estrear no mercado com alta de 45% 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Litecoin: 75% dos detentores de LTC lucram em meio à volatilidade do mercado 🔗webitcoin.com.br
Binance publica carta aberta pedindo que Nigéria libere seu funcionário 🔗livecoins.com.br
Hackers invadem prefeitura, roubam R$ 6 milhões da Caixa e convertem fundos em criptomoedas 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Bitcoin inicia recuperação após mínima de 10 dias e ICP brilha com alta de 10% 🔗webitcoin.com.br
Adolescentes são presos por extorquir investidor de criptomoedas em hotel de luxo 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Binance anuncia listagem da Wormhole, criptomoeda que deve estrear entre as 50 maiores do mercado 🔗livecoins.com.br
Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Entenda os planos do governo para mudar a tributação de criptomoedas no Brasil 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global 🔗portaldobitcoin.uol.com.br
Você já votou!

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), grupo global de bancos centrais, está explorando como a tokenização pode ser usada para melhorar os sistemas financeiros existentes com um novo projeto anunciou nesta quarta-feira (3).

Batizado de “Agorá” (marketplace, em grego), o projeto visa aproveitar contratos inteligentes para acelerar os serviços que os bancos centrais oferecem às instituições financeiras globais. “A tokenização é a próxima fronteira em termos de digitalização de dinheiro e pagamentos”, disse Cecilia Skingsley, chefe do Centro de Inovação do BIS.

O BIS espera que os contratos inteligentes, que permitem transações automatizadas quando as condições são atendidas em uma blockchain, possam acelerar o processo para os bancos fazerem pagamentos transfronteiriços.

Sete bancos centrais estão aderindo ao novo projeto pelo BIS Innovation Hub: o da Inglaterra, França (representando a zona do euro), Japão, México, Coreia do Sul, Suíça e o Federal Reserve de Nova York.

Empresas financeiras comerciais também podem aderir, mas o BIS ainda não tem confirmação de participantes.

O projeto “investigará como os depósitos bancários comerciais tokenizados podem ser perfeitamente integrados ao dinheiro do banco central atacadista tokenizado em uma plataforma financeira central programável público-privada”, disse o BIS em comunicado. “Isto poderia melhorar o funcionamento do sistema monetário e fornecer novas soluções utilizando contratos inteligentes e programabilidade, mantendo ao mesmo tempo a sua estrutura de dois níveis.”

Segundo Skingsley, o projeto Agorá explorará uma infraestrutura de pagamento mais eficiente que poderá reunir vários sistemas de pagamento. “Não iremos apenas testar a tecnologia, iremos testá-la dentro das condições operacionais, regulamentares e legais específicas das moedas participantes, juntamente com as empresas financeiras que nelas operam”, explicou.

Hyun Song Shin, chefe de pesquisa e consultor econômico do BIS, disse ainda que o objetivo da entidade é “aperfeiçoar o papel dos intermediários no sistema monetário internacional”.

O projeto surge em um cenário em que o BIS está atento às stablecoins e criptomoedas, reconhecendo seu potencial para ameaçar os sistemas financeiros tradicionais. Mesmo que esses ativos digitais sejam parte da tokenização, a entidade é crítica a parte do setor e já disse no passado que cripto “é um sistema falho que não pode assumir o manto do futuro do dinheiro”. Mesmo assim, a tecnologia blockchain será vital para o futuro das operações da entidade.

  • Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto

O post Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *